4 Romantismo

Romantinsmo:O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização da mão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados.

Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista, tendo maior valorização dos sentimentos e da imaginação; o nacionalismo; a valorização da natureza como princípios da criação artística; e os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
A escultura e a arquitetura tiveram poucas mudanças, observou a permanência do estilo anterior, o neoclássico, retomou um pouco o estilo gótico da época medieval, gerando o neogótico.
Nas pinturas valorizou as formas barrocas, composição em diagonal dando um pouco de instabilidade e dinamismo ao observador, valorizou-se o contraste claro-escuro e muita dramaticidade. As pinturas retratavam fatos reais da história do país e da vida dos artistas, dinamismo da natureza e emoções humanas.
Os principais artistas românticos foram: Goya, Turner e Delacroix.



Auto retrato – Willian Turner


Uma resposta para “4 Romantismo

Deixe um comentário